Quarta, 24 de Setembro de 2025
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), aprovou recentemente a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Doenças Reumáticas. A política, formalizada por meio da Resolução 777, fornece orientações sobre como os entes federativos devem proceder em relação aos pacientes com doenças reumáticas, visando a melhoria da qualidade de vida e a redução dos custos sociais e econômicos associados a essas doenças.
O plano de trabalho estabelece uma forma de melhorar o atendimento ao paciente reumático, criando um modelo que possa ser replicado em todo o Brasil. O objetivo principal da política é proporcionar uma atenção integral aos pacientes com doença reumática, que inclui tanto o acesso ao tratamento e a medicamentos, quanto o acesso a um médico especialista.
Com a aprovação da nova política, a expectativa é que esse documento seja discutido e implementado em toda a saúde pública brasileira. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer, incluindo a definição de quem custeará cada parte do plano e a implementação efetiva das medidas propostas.
As doenças reumáticas afetam aproximadamente 7% da população brasileira, sendo uma das principais causas de afastamento do trabalho e de aposentadoria precoce.