
Nesta terça-feira, 18 de abril, às 19h, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será palco de uma sessão solene em tributo a Zumbi dos Palmares e Tia Eva. A cerimônia, que ocorre no Plenário Júlio Maia, reconhecerá pessoas e instituições pelo compromisso no combate ao racismo e na promoção de uma cultura antirracista.
A iniciativa é da deputada Gleice Jane (PT), que propôs o evento e redigiu a Resolução 108/2024. O texto ampliou o nome do Troféu do Mérito Zumbi dos Palmares, instituído pela Resolução 39/2009 e modificado pela Resolução 59/2021, do ex-deputado Amarildo Cruz.
A deputada destacou o legado deixado por Amarildo Cruz, enfatizando sua persistente luta em prol da igualdade racial e dos direitos da comunidade negra em Mato Grosso do Sul. Ela ressaltou que a inclusão de Tia Eva na honraria é uma maneira de honrar e garantir a memória de uma figura histórica de grande importância para o estado.
Tia Eva, nascida no estado de Goiás, era uma mulher negra que escapou das condições de escravidão. Comprometida com a criação de um refúgio para pessoas negras, ela chegou, em 1905, à vila Santo Antônio de Campo Grande, no sul do Mato Grosso. Ali, fundou a comunidade negra Tia Eva, localizada na região de Olho D’água, a seis quilômetros do centro da vila. Próxima ao córrego Segredo, Eva ergueu uma igreja dedicada a São Benedito.
A sessão será aberta ao público e à imprensa, com cobertura pela Comunicação da ALEMS. Fotos oficiais estarão disponíveis no Portal da ALEMS, além de transmissões ao vivo no Facebook e no YouTube.
Os canais oficiais da Casa de Leis, TV ALEMS, no canal 7.2 (TV aberta) e canal 9 da Claro NET TV, também transmitirão a solenidade. A Rádio ALEMS FM 105.5 (sinal aberto) e o site da Assembleia oferecem uma opção online pelo link da TV ALEMS e Rádio ALEMS.