Terça, 23 de Setembro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como um “espetáculo da democracia” os protestos que reuniram milhares de pessoas em todo o país no último domingo (22) contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a envolvidos em atos golpistas.
Ao todo, 33 cidades tiveram manifestações, incluindo todas as capitais. Em São Paulo, a Avenida Paulista reuniu cerca de 42,4 mil pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP. No Rio de Janeiro, Copacabana contou com a presença de aproximadamente 41,8 mil manifestantes, incluindo artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque.
“Quero saudar todos os artistas que se uniram ontem a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia”, declarou Lula.
O presidente fez um paralelo entre os atos de domingo (21) e movimentos populares históricos como a redemocratização e as Diretas Já, que buscavam a retomada das eleições diretas para presidente durante a ditadura militar.
“Isso nos traz a lembrança dos anos 70, durante a redemocratização, quando suas vozes [dos artistas] se somaram à voz de uma população que clamava pela liberdade. E das Diretas Já, nos anos 80, quando entoaram ao lado do povo o grito pelo direito de votar para presidente. Essa é a maior de todas as artes: o espetáculo da democracia”, concluiu o presidente.