Terça, 23 de Setembro de 2025

Expansão Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva no Brasil é o Foco do Novo Comitê

Comitê da Pesca Amadora e Esportiva é criado com objetivo de desenvolver e expandir o setor de maneira sustentável

19/09/2025 às 21:52
Por: Redação

A criação do Comitê da Pesca Amadora e Esportiva, uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi anunciada esta semana no Diário Oficial da União. O Comitê tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor e a expansão da prática com inclusão social e respeito aos povos e territórios tradicionais.

O Comitê atua sob a supervisão do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), que formula políticas públicas para a gestão do setor em parceria com a sociedade. De acordo com a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE), com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o segmento gera 200 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano no Brasil.

Adriana Toledo, secretária-executiva do Conape, acredita que a criação do Comitê é um passo importante para organizar e fortalecer um setor com grande potencial, ainda pouco explorado no Brasil, mas que pode gerar empregos, renda e novas oportunidades econômicas.

O Comitê é presidido por Régis Portari, secretário-executivo da CBPE. Ele destaca que cerca de sete milhões de brasileiros se declaram pescadores que praticam a pesca de competição e de lazer. A ideia é consolidar o esporte, organizar eventos melhores para o país e utilizar a pesca esportiva como ferramenta de prospecção e de aumento dos praticantes.